quinta-feira, 23 de julho de 2009

Origem da Música


Pouquíssimo sabemos da música da antiguidade. E, sobretudo falta o mais importante: a própria música. A música não é como a poesia ou a pintura. Vive um momento e desaparece. Uma vez desaparecida ninguém mais pode concretizá-la.Segundo os autores Verdi e Strauss, para conhecermos a música do passado, podemos dispor de dois caminhos: um é a existência da tradição oral; onde há povos que as melodias vivem às vezes por muito tempo, mas, porém não é possível provar devido cuja conservação não pode estar oficialmente confiada a ninguém.
Para Tame, autor do livro “O Poder Oculto da Música”, cita que é vasto o efeito da música sobre as emoções e desejos do homem, e os pesquisadores estão apenas começando a suspeitar da extensão e da influência até sobre os processos puramente intelectuais e mentais. Yehudi Menuhin, grande violinista contemporâneo da década de 70, expressava o significado interior das artes tonais em termos tão explicitamente verdadeiros e, no entanto, tão oniabrangentes em sua verdade, que inspiravam grandes quantidades de cuidadosas reflexões que assim os citava:

"A música cria ordem a partir do caos; pois o ritmo impõe unanimidade ao divergente, a melodia impõe continuidade ao descosido e a harmonia impõe compatibilidade ao incongruente. Descarte, a confusão rende-se à ordem e o ruído à música, e, à medida que nós, através da música, alcançamos a maior ordem universal, que repousa sobre relações fundamentais de proporção geométrica e matemática, o tempo meramente recebe uma direção e é dado poder à multiplicação dos elementos e propósito à associação fortuita".

Grandes filósofos já discutiam na antigüidade a influência da música na vida do ser humano. Aristóteles, citado por Tame, assim descreveu:

"... emoções de toda espécie são produzidas pela melodia e pelo ritmo; através da música, por conseguinte, o homem se acostuma a experimentar as emoções certas; tem a música, portanto, o poder de formar caráter, e os vários tipos de música, baseados nos vários modos, destinguem-se pelos seus efeitos sobre o caráter - um, por exemplo, operando na direção da melancolia, outro na da efeminação; um incentivando a renúncia, outro o domínio de si, um terceiro o entusiasmo, e assim por diante, através da série".

5 comentários:

  1. PRIMEIRINHAAAAAAAAA!!!!!!!!!
    Ae... muito show o blog!
    SOLTA O SOM DJ!!!!!
    Pati

    ResponderExcluir
  2. amigooo muito massa o teu somm, adoreiiii monte de beijoss amigo saudade de vccc!!! andre manda saludo pra vc tmb...


    se cuidaaaaaaaa

    a gente se ve logo!!!!

    toka psyy huuuuuuuuuuuuuuuuuuu rsrsrsrs ashaushasuahsaus

    pucca psye r5srsrs

    ResponderExcluir
  3. Grande Clévo!!! Boa sorte com os projetos!

    Dirlei

    ResponderExcluir
  4. Bah.. o cara tá inovando. .já tem blog e tudo!
    Legals a iniciativa..depois dá uma passagem no meu (blog, é claro!)

    ResponderExcluir
  5. Oi Clévo!
    Parabéns pelo Blog.. adorei o som!
    faz uma coletânea aí pra mim e me manda
    tá?
    Beijão e boa sorte em seus projetos!

    ResponderExcluir